top of page
  • Foto do escritorDra.Larissa Toyufuku

Alimentação Natural X Ração

Atualizado: 29 de ago. de 2022


Nunca se falou tanto em alimentação natural (AN) para pets, não é mesmo? E, com isso, também surgiram muitas dúvidas na cabeça dos tutores. Afinal de contas, qual é a melhor opção: a ração ou AN?


Durante muitos anos, acreditou-se que a ração era a melhor opção para os animais de companhia, uma vez que teoricamente ela é elaborada e balanceada para atender às necessidades básicas deles, porém, assim como uma pessoa não é igual a outra, eles também tem suas particularidades fisiológicas e individuais, as quais não podem ser atendidas com uma formulação industrializada pronta.

Além disso, hoje os cães e gatos são parte da nossa família e houve uma mudança na forma como cuidamos deles. Queremos oferecer o que há de melhor para aumentar a sua qualidade e expectativa de vida e nada melhor do que começar por uma alimentação saudável, não é mesmo?

As duas modalidades trazem suas vantagens e desvantagens, não existe certo ou errado e sim, o que melhor se adapta a rotina da família e principalmente beneficia o animal! Então vamos entender um pouco mais sobre cada modalidade de alimentação?

Ração



Já foi a época em que existiam poucas opções de alimentos prontos para nossos pets. Ao visitar um Petshop, nos deparamos com inúmeras marcas, tipos e apresentações de rações, o que pode até ser um pouco confuso para os tutores. Como existe uma variação muito grande no preço e na qualidade destas, é importante sempre se manter atualizado e se informar sobre a melhor opção para o seu pet.

Desenvolvidas para facilitar a oferta pelos tutores e a ingestão pelos animais, as rações comerciais possuem em sua composição os elementos necessários para um aporte nutricional completo com minerais, gorduras, proteínas, vitaminas, carboidratos, entre outros.

As rações terapêuticas atuam como importantes coadjuvantes no tratamento de diversas doenças, uma vez que apresentam formulações diferenciadas e proporções adequadas para cada patologia. Hoje também existem opções mais saudáveis, com menos aditivos, sem glúten e até vegetarianas, por exemplo.

Principais vantagens da ração:


✅Fácil armazenamento e longa validade;

✅Praticidade na administração e transporte;

✅Boa aceitação e palatabilidade;

✅Garante a ingestão nutricional diária do animal;

✅Diversas variedades e preços.


Principais desvantagens da ração:


❌Produto processado e industrializado;

❌Pode conter ingredientes artificiais como corantes, aromas, conservantes e transgênicos;

❌Menor variedade de nutrientes e vitaminas;

❌Maiores teores de sódio, açúcares e carboidratos do que a necessidade fisiológica do animal;

❌Generalização da necessidade nutricional individual;

❌Não é biologicamente apropriada;

❌Baixo teor hídrico.


Caso você opte por esta modalidade, escolha uma super premium, com maior teor de proteína e menor de carboidratos e gorduras, livre de transgênicos e, se possível, sem glúten e outros aditivos artificiais.

E a alimentação natural?


Primeiro é preciso entender que a AN para pets envolve uma dieta equilibrada e planejada por um médico veterinário, não é a mesma coisa que oferecer os restos da nossa comida para ele, ok? Cães e gatos possuem particularidades e necessidades fisiológicas e nutricionais diferentes de nós, e muitos ingredientes comuns do nosso dia a dia podem ser prejudiciais à eles.

A alimentação natural consiste na oferta de alimentos não processados, crus, cozidos ou de forma mista, como fonte nutricional diária. Se balanceada corretamente, essa modalidade de dieta é rica em fitonutrientes, vitaminas e minerais, além de ser livre aditivos químicos e artificiais.

Por possuir inúmeros benefícios e conseguir atender às necessidades individuais de cada animal, cada vez mais tutores estão optando pela AN. Existem formulações de dietas específicas para complementar o tratamento de diversas doenças como diabetes, problemas renais ou hepáticos, câncer, alergias, obesidade, entre outros.

Principais vantagens da Alimentação Natural:

✅Você sabe a procedência dos insumos utilizados;

✅Melhor digestibilidade e aproveitamento dos alimentos;

✅Dieta pode ser totalmente personalizada para as necessidades individuais do seu pet;

✅Livre de corantes, palatabilizantes e conservantes;

✅Maior teor hídrico

✅Maior variedade de macro e micronutrientes, vitaminas e minerais;

✅Menor queda de pelos;

✅Menor quantidade de fezes e menor odor;

✅Diminui inflamação e auxilia no controle do peso;

✅Altamente palatável e passível de alternância de ingredientes e sabores.

Principais desvantagens da Alimentação Natural:

❌Requer maior investimento por parte do tutor;

❌Demanda preparo, planejamento e armazenamento;

❌O pet pode selecionar somente os ingredientes que quer comer;

❌Demanda acompanhamento nutricional;

❌Necessária suplementação.

O acompanhamento nutricional com um médico veterinário nutricionista é essencial para não haver nenhuma falta ou desequilíbrio na dieta oferecida.

Conclusão

Se podemos oferecer uma alimentação biologicamente apropriada para eles e, com isso, promover inúmeros benefícios para a sua saúde, por que não tentar?

Procure a orientação de um profissional capacitado e veja a melhor opção para o seu melhor amigo! Independente do tipo de alimentação que você opte em ofertar para ele, escolha sempre produtos de qualidade e de boa procedência!

Agende já uma consulta pelo link abaixo









Posts recentes

Ver tudo

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page