Fisiatria
A Fisiatria veterinária é a área que atua no tratamento e prevenção de afecções musculoesqueléticas, ortopédicas e/ou neurológicas que em algum grau possam incapacitar ou diminuir a função locomotora do animal. Engloba diversas modalidades de exercícios e a utilização de equipamentos com distintas finalidades, mas que podem ser utilizados em conjunto para alcançar a reabilitação completa do paciente.
Benefícios
-
Alívio de dores e tensões;
-
Ganho de força e resistência muscular;
-
Aumento da mobilidade e da flexibilidade articular;
-
Melhora da coordenação, equilíbrio e propriocepção;
-
Auxilia na perda de peso;
-
Melhora condicionamento físico;
-
Acelera recuperação pós operatória;
-
Diminui necessidade de medicamentos;
Principais
Modalidades
-
Cinesioterapia: exercícios terapêuticos específicos utilizados na fisioterapia veterinária para favorecer ou restabelecer a função musculoesquelética do paciente, com o objetivo de melhorar o seu desempenho muscular, articular e postural. Pode ser passiva, ativa, assistida ou resistida, dependendo da fase e do objetivo a ser alcançado.
-
Hidroterapia: Modalidade na qual o paciente se beneficia das propriedades da água durante o tratamento realizado. As terapias mais utilizadas são a esteira aquática e a natação.
-
Terapias manuais: massoterapia, liberação miofascial, alongamento, mobilização articular, entre outras técnicas utilizadas para manipular tecidos moles como músculos e fáscias com o intuito de aliviar dores e contraturas locais, aumentar circulação sanguínea, remover toxinas e melhorar a recuperação do paciente.
-
Agentes físicos/ equipamentos: magnetoterapia, eletroterapia, laserterapia, infrassom e ultrassom terapêutico, promovem alívio de dores, reparação tecidual, ação antiinflamatória e miorrelaxante, melhora da circulação sanguínea, entre outros benefícios.
Indicações
-
Dor aguda ou crônica;
-
Hérnia de disco;
-
Artrose;
-
Displasia coxofemoral;
-
Luxação de patela;
-
Pós-operatório de cirurgias ortopédicas e neurológicas;
-
Paralisias e sequelas motoras;
-
Animais idosos;
-
Prevenção de lesões articulares e de coluna;
-
Hipotrofias ou contraturas musculares;
-
Emagrecimento;
-
Condicionamento físico;
Acupuntura
Essa técnica milenar da medicina tradicional chinesa consiste na aplicação de pequenas agulhas na superfície corpórea do animal, em áreas específicas chamadas de acupontos, os quais também se distribuem por todo o corpo através de canais de energia chamados meridianos.
Através da ativação dos acupontos, é possível tratar não somente os sintomas, mas a causa de desequilíbrios presentes no organismo, que precedem e predispõem ao surgimento das doenças já instaladas. A acupuntura também atua aumentando a liberação de substâncias anti-inflamatórias e de hormônios que promovem o bem-estar, o alívio da dor local e de espasmos musculares.
É uma técnica não invasiva, que pode ser utilizada em animais de todas as idades e em conjunto com outras técnicas da MTC, como a moxabustão, a farmacopuntura e eletroacupuntura, além de poder ser associada à laserterapia e à ozonioterapia.
Além disso, não possui contraindicações, efeitos colaterais e os pets respondem super bem, alguns até dormem durante a sessão.
Benefícios
-
Alívio de dores agudas e crônicas;
-
Ativa a circulação sanguínea local;
-
Modula o sistema imunológico;
-
Atua no sistema nervoso central e periférico;
-
Normaliza funções orgânicas e endócrinas;
-
Promove relaxamento e bem estar.
Indicações
-
Afeções neurológicas;
-
Afecções ortopédicas;
-
Sequelas motoras e/ou sensitivas;
-
Paresias/ Paralisias;
-
Controle da dor aguda e crônica;
-
Distúrbios endócrinos, gastrointestinais, respiratórios;
-
Suporte a animais geriatras e oncológicos;
-
Baixa Imunidade;
-
Doenças degenerativas;
-
Cuidados paliativos;
Ozonioterapia
Utilizado como terapia bio-oxidante, é uma técnica na qual aplicamos a mistura de oxigênio medicinal com gás ozônio no paciente com fins terapêuticos. O gás ozônio é um agente oxidante muito potente, que ao entrar em contato com fluidos orgânicos, promove um estresse oxidativo controlado que induz o sistema antioxidante endógeno do paciente, e dessa forma se inicia os efeitos benéficos da ozonioterapia.
A ozonioterapia é uma técnica segura, regulamentada e autorizada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e também aprovada pela ANVISA como prática terapêutica que pode ser aplicada por profissionais da área da saúde com nível superior.
Dependendo da dose e da via utilizada, a ozonioterapia pode promover diferentes efeitos no organismo do animal, como antiinflamatório e analgésico, na imunomodulação, aumentando a oxigenação celular e tecidual, ação bactericida, fungicida e cicatrizante, entre outras.
Indicações
Vias de aplicação
-
Dores agudas;
-
Contraturas musculares;
-
Hérnia de disco/ discopatias;
-
Radiculopatias/ nevralgias;
-
Disfunção cognitiva;
-
Feridas de difícil cicatrização;
-
Infecções;
-
Artroses;
-
Dermatopatias;
-
Suporte ao câncer;
-
Suporte à doenças autoimunes, degenerativas e endócrinas;
Local, sistêmica ou tópica:
-
Tópica (Bagging; água ozonizada, óleo de ozônio, ventosas)
-
Sistêmica (Autohemoterapia menor e maior. Insuflação retal e vaginal)
-
Local (Subcutânea, intramuscular, periarticular, intraarticular)
Ortopedia
Atendimento especializado em Ortopedia Veterinária, com foco no diagnóstico e tratamento de afecções ortopédicas de maneira precoce, possibilitando dessa forma uma melhor recuperação para o seu pet, seja o tratamento indicado conservativo ou cirúrgico.
Indicações
-
Fraturas e traumas;
-
Ruptura do ligamento cruzado cranial, luxação de patela, displasia coxofemoral, hérnia de disco, entre outras.
Quiropraxia
A Quiropraxia é uma terapia complementar manual, na qual o veterinário utiliza apenas as mãos para trabalhar na coluna vertebral do animal. Não provoca dor durante e nem depois do tratamento e o resultado se dá em poucas sessões, muitas vezes em apenas uma.
O ajuste quiroprático estimula o sistema nervoso central e periférico, promovendo uma melhor comunicação entre eles e o corpo, para que dessa forma, o animal fique apto a responder a qualquer estímulo.
Essa técnica também atua positivamente na biomecânica do animal, por atuar deixando a articulação “livre” para desempenhar melhor a sua função.
Indicações
-
Problemas e dores na coluna;
-
Tratamento preventivo;
-
Artroses e/ou lesões articulares crônicas;
-
Espondiloses; malformações vertebrais;
-
Cifoses, lordoses ou escolioses;
-
Atrofia muscular;
-
Estimulação do sistema imunológico.
Contato
Venha conhecer o nosso espaço,
você e seu melhor amigo serão bem-vindos!
Calçada das Hortênsias, 128 Centro - Alphaville Comercial, Barueri - São Paulo, Brasil 06472-010
@petintegraalphaville