top of page
  • Foto do escritorPet integra

Alimentos proibidos para pets!

Atualizado: 28 de mai.



Sempre que chega alguma data comemorativa para nós humanos, como a Páscoa ou o Natal, surgem as mesmas dúvidas: será que se meu pet experimentar só um pouquinho desse ou daquele alimento vai fazer mal? 


Na dúvida, não dê! O organismo e o metabolismo deles são diferentes do nosso, e portanto, mesmo que um alimento seja  inofensivo para nós, pode prejudicar e muito a saúde dos nossos peludos.


O chocolate, por exemplo, é um dos alimentos mais proibitivos para os pets, já que o cacau possui uma substância chamada teobromina e também cafeína, substâncias que podem ser tóxicas para cães e gatos, podendo causar problemas gastrointestinais, convulsões e até mesmo levar à óbito.


Continue lendo e confira quais são os outros alimentos que devemos evitar de dar aos animais e o porquê. Será que seu pet tem acesso a algum deles? Descubra! 



Alimentos proibidos na dieta do pet



Uvas e Passas

Apesar de serem alimentos saudáveis para os humanos, as uvas e as uvas passas podem ser extremamente tóxicas para cães e gatos, podendo levar a insuficiência renal aguda se consumidas, principalmente em grande quantidade. 



Açúcar/ Xilitol

O açúcar em excesso pode levar à pancreatite, inflamação no pâncreas, além de predispor à diabetes.


O xilitol é um adoçante artificial encontrado em chicletes, balas e outros produtos, e que causa uma rápida liberação de insulina em cães, o que pode levar à hiperglicemia e até mesmo à insuficiência hepática aguda neles.


Cebola e Alho

Tanto a cebola quanto o alho contém compostos que podem causar danos aos glóbulos vermelhos dos animais, ocasionando aplasia de medula e anemia hemolítica.


Leite

Assim como nos humanos, os cães e gatos podem ser intolerantes às proteínas do leite, e por isso o seu consumo pode causar desconforto gastrointestinal e diarréias. 


Sementes e caroços

Além do risco de engasgos e obstruções estomacais e intestinais, estas podem conter cianeto, que é tóxico para animais.


Pimenta e temperos condimentados

Podem irritar o sistema digestivo dos pets e ocasionar gastrites e úlceras.


Álcool

Em NENHUMA QUANTIDADE, não deve ser oferecido nunca.


Café e Chás com cafeína

Oferece estímulo excessivo podendo levar a problemas cardíacos e metabólicos.


Ossos pequenos ou cozidos

Não devem ser ofertados, uma vez que podem se fragmentar causando perfuração ou asfixia.




Alimentos que devemos ter cautela na dieta do seu pet:


Laranja e Limão

O consumo das frutas em si não é proibido, porém, por serem cítricas, devem ser consumidas em pequenas quantidades e apenas por animais saudáveis. Já a casca e as sementes destas frutas, contêm óleos essenciais e compostos que podem ser irritantes para o sistema digestivo dos pets, causando vômitos e diarreia. 


Abacate

A persina, uma substância encontrada na fruta, pode causar vômitos, diarreia e até problemas cardíacos em cães e gatos. Sua administração deve ser sempre orientada por um médico veterinário nutricionista.



Sal

Apesar do sódio necessário na dieta dos pets, o uso em excesso do sal refinado pode  agravar problemas preexistentes em animais que já possuem doenças cardíaca, renal ou hepática. 


Intoxicação alimentar: sintomas e complicações


A ingestão de alimentos com potencial tóxico pode desencadear sintomas e complicações adversas na saúde dos pets, e reconhecer precocemente esses sintomas, se torna indispensável para garantir o tratamento adequado e minimizar o impacto negativo para vida deles


Dependendo do tipo e também da quantidade de alimento ingerido, os principais sinais e condições que podem surgir:


Problemas gastrointestinais

Náuseas, vômitos, diarreia e desconforto abdominal são comuns em quadros de intoxicação alimentar e podem se desenvolver rapidamente  para quadros mais graves, como gastroenterites hemorrágicas e úlceras gástricas.


Comprometimento do sistema nervoso


Alguns alimentos, como chocolate e a cafeína, podem afetar o sistema nervoso central dos animais quando ingeridos em maiores quantidades. Os principais sintomas de intoxicação no SNC são agitação, tremores musculares, convulsões e até mesmo coma.


Danos aos órgãos internos


As uvas e as passas, citadas anteriormente, têm o potencial de causar danos importantes aos rins dos pets. A ingestão dessas frutas, pode levar a insuficiência renal aguda, uma condição grave que requer tratamento imediato.


Problemas respiratórios e cardíacos


Outros alimentos que possuem potencial tóxico para animais, podem acometer o sistema cardiorrespiratório e resultar em dificuldades para respirar, taquicardia, arritmias cardíacas e outros problemas cardiovasculares.



E como evitar que isso aconteça?


É bem verdade que, às vezes, fica difícil resistir a uma carinha fofa pedindo comida, mas é importante pensar na saúde deles em primeiro lugar, certo?


Conhecer quais alimentos os animais podem ou não ingerir, previne que nós mesmos acabemos os intoxicando, porém, é necessário minimizar a ingestão acidental.


Armazene os seus alimentos em ambientes nos quais os pets não tenham fácil acesso, crie uma rotina alimentar segura e constante, e, se possível, treine-os para que eles não comam coisas da rua.


Evite oferecer petiscos fora de hora e que não estejam no cardápio liberado para o dia-a-dia do seu pet. 


Converse sempre com o médico veterinário que cuida da saúde do seu pet, sobre opções de agrado que sejam condizentes com a condição de saúde, peso e idade do seu melhor amigo.


Prefira alternativas confiáveis e saudáveis


Quando se trata de recompensas para os pets, é importante sempre oferecer alternativas seguras e saudáveis, que não representem riscos para sua saúde. 


Que tal consultar o médico veterinário nutrólogo e solicitar um plano alimentar para o seu companheiro? Desta forma, ele terá acesso à comida de verdade, saudável, segura e saborosa, longe de possíveis toxicidades e de desconfortos gastrointestinais. 


Ao escolher alternativas saudáveis para agradar seu pet, você pode promover um estilo de vida equilibrado e assegurar bem-estar e maior qualidade de vida. 


Agende uma consulta pelo link abaixo






4 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page