top of page
  • Foto do escritorDra.Larissa Toyufuku

Como funciona a acupuntura em animais?



Apesar de ser uma técnica milenar, a #acupuntura vem ganhando muita popularidade nas últimas décadas, não só para humanos, como também para os nossos pets.


É isso mesmo, os animais de companhia também podem receber e se beneficiar muito da acupuntura, que vem sendo utilizada para o tratamento de diversas patologias na medicina veterinária, auxiliando os nossos melhores amigos a terem menos dores e mais qualidade de vida.


E afinal, como a acupuntura funciona?


Atua dentro dos conceitos da Medicina Tradicional Chinesa, pelo estímulo de pontos específicos na superfície corpórea do animal através da inserção de finas agulhas. Estes pontos, são designados "acupontos" e se localizam distribuídos em canais de energia chamados "meridianos", os quais funcionam como uma rede de conexão entre a superfície externa e os órgãos e sistemas internos.


Cada meridiano possui uma série de pontos de acupuntura mapeados, com funções energéticas distintas e indicações variadas, São 12 canais de energia principais que estão relacionados com órgãos "yin" (pulmão, baço, rins, coração e fígado) e "yang" (intestino grosso, estômago, intestino delgado, bexiga e vesícula biliar), mais o Vaso Governador e o Vaso Concepção.


Com o estímulo de acupontos específicos, é possível equilibrar os fluxos de energia que transitam nesses meridianos, e dessa forma, harmonizar o funcionamento dos órgãos e sistemas, trazendo uma homeostase ao organismo.


Essa terapia melhora a circulação sanguínea local, promove relaxamento muscular e analgesia, além de atuar no sistema nervoso central e periférico, melhorando o funcionamento do sistema neuroendócrino e imunológico.



Gatinhos também fazem acupuntura, viu?

Os animais respondem muito bem e aceitam com tranquilidade a acupuntura, alguns até dormem durante a sessão e não é necessário a utilização de sedação ou imobilização.


As sessões podem durar de 10 a 30 minutos, e a frequência e o número de aplicações indicadas pode variar muito, dependendo da gravidade e cronicidade de cada caso. Na medicina tradicional chinesa, o tratamento sempre é do indivíduo e não dos sintomas da doença.


Quer saber mais? Continue acompanhando nosso blog que contaremos mais sobre as principais aplicações e indicações da acupuntura veterinária!


 



Comentários


bottom of page