Principais Doenças Ortopédicas em pets e seu impacto na qualidade de vida
- Pet integra
- 25 de ago.
- 3 min de leitura
Atualizado: há 6 dias

Mais que ninguém, sabemos que os pets também podem sofrer com problemas nas articulações, ossos e músculos.
As doenças ortopédicas, são bastante comuns nos animais, e, se não tratadas, podem impactar seriamente a qualidade de vida deles, causando dor, desconforto e dificuldade de locomoção.
Conhecer as principais afecções ortopédicas que acometem os cães e gatos e seus sintomas clínicos, é o primeiro passo para garantir que seu pet receba todos os cuidados necessários.
Principais Doenças Ortopédicas em pets
1. Displasia Coxofemoral
A displasia coxofemoral é uma má-formação da articulação do quadril, na qual a cabeça do fêmur não se encaixa perfeitamente no osso da bacia (acetábulo).
Embora condições ambientais como a frequência de exercícios de alto impacto, viver em piso liso e sobrepeso, sejam fatores importantes para o desenvolvimento desta afecção, ela também possui um caráter hereditário, sendo mais comum acometer cães de raças de grandes porte como Pastor Alemão, Labrador e Golden Retriever.
Cães de raças pequenas e gatos também podem manifestar a doença e devem ser retirados da reprodução.
Se não tratada, pode causar dor articular, dificuldade para caminhar e levar à osteoartrite.
2. Displasia de Cotovelo
Semelhante à displasia coxofemoral, essa condição é um conjunto de anormalidades no desenvolvimento da articulação do cotovelo, também de caráter hereditário e que pode se agravar de acordo com fatores ambientais.
É mais frequente em raças de grande porte, no entanto, pode acometer raças pequenas, causando claudicação, dor, impotência funcional e osteoartrite.

3. Luxação de Patela
A luxação de patela acontece quando a "rótula" do joelho se move para fora do seu local de origem, podendo ser medial ou lateral e se apresentar em 4 graus de severidade.
Essa condição é muito comum em cães de pequeno porte, como Poodle, Yorkshire e Spitz Alemão. O pet pode mancar da pata acometida de forma intermitente, flexionar o joelho enquanto anda ou ter dificuldade para estender a articulação.
4. Ruptura de Ligamento Cruzado
Esta é uma das lesões ortopédicas mais frequentes em cães. O ligamento se rompe parcial ou totalmente, causando instabilidade na articulação e impotência funcional.
Pode ocorrer de forma traumática ou crônica, sendo mais comum a última em cães, devido à degeneração prévia do ligamento ao longo do tempo.
5. Osteoartrite
A osteoartrite, também conhecida como artrose, é uma doença degenerativa e crônica das articulações, que causa o desgaste progessivo da cartilagem.
Ela pode ser uma consequência das doenças citadas acima, da idade avançada ou até mesmo de traumas articulares. Provoca dor crônica, rigidez nas articulações, dificuldade para se levantar, subir e descer escadas.
Como Essas Doenças Impactam a Qualidade de Vida?

O impacto dessas doenças na qualidade de vida do seu pet pode ser significativo. A dor constante restringe a mobilidade, fazendo com que o animal se torne menos ativo, o que por consequência prejudica ainda mais a sua mobilidade e perpetua a dor crônica.
A dificuldade para realizar tarefas simples, como se levantar, caminhar e brincar pode levar à prostração, irritabilidade e até mesmo depressão do animal.
Além disso, a falta de atividade física pode resultar em ganho de peso, o que sobrecarrega ainda mais as articulações, criando um ciclo de inatividade, dor e mais inatividade.
Sinais de Alerta: Quando procurar um especialista?
Se você notar qualquer um dos seguintes sinais no seu amigo de 4 patas, é hora de procurar um veterinário ortopedista:
Claudicação: O pet manca ou usa a pata com dificuldade, seja de forma intermitente ou constante.
Dificuldade de locomoção: Ele hesita sair do lugar para se levantar, subir escadas, passear ou brincar, por exemplo.
Mudança no comportamento: O animal se torna mais recluso, irritado ao toque ou perde o interesse em interagir com outros animais.
Fraqueza muscular: Ele não consegue se sustentar por muito tempo em pé ou em posição de agachamento.
Dor ao ser tocado: O pet reage com dor quando você toca em alguma parte do corpo.
A Pet Integra está de portas abertas para o seu melhor amigo!
Lembre-se que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para garantir que seu pet tenha uma vida longa e sem dor. Por isso, não hesite em buscar a ajuda de um profissional.
Na Pet Integra, nossa equipe veterinária especializada em ortopedia está pronta para diagnosticar e tratar as condições que podem afetar seu cão ou gato.
Usamos uma abordagem integrada, combinando tratamentos clínicos e reabilitação eficazes para garantir a melhor recuperação possível para o paciente.
A saúde ortopédica do seu pet é fundamental para a sua qualidade de vida. Se você suspeita de algum problema, agende uma consulta conosco!
Comentários