top of page
  • Foto do escritorPet integra

Escolhendo o melhor brinquedo para o seu Pet: Um Guia Completo



Brincar é essencial para promover bem estar aos nossos pets! Se tem uma coisa que este momento leve traz para eles, com certeza é saúde física e mental.


Dependendo do brinquedo, é possível unir o útil ao agradável e ajudar o nosso melhor amigo enquanto ele se diverte! Para gastar energia, controlar a ansiedade e ainda promover estímulo sensorial e cognitivo, aposte em brinquedos interativos.


Continue a leitura! Entenda como escolher o melhor brinquedo para o seu Pet e por que isso faz toda diferença!



De olho nas preferências do seu melhor amigo




Antes de escolher um brinquedo, observe o comportamento do seu pet. Alguns animais adoram morder e roer, enquanto outros preferem brincar de “cabo de guerra” ou de correr atrás de bolinhas.


Conhecer as preferências individuais e respeitar a personalidade do seu melhor amigo é crucial para que ele goste do brinquedo.



Adapte os brinquedos à idade do seu AUmigo ou MIAUmigo




Assim como as crianças, os pets também têm necessidades diferentes em cada estágio da vida.


Brinquedos para filhotes, costumam ser mais macios para aliviar a coceira nas gengivas devido ao crescimento da dentição, enquanto para os adultos, materiais passíveis de serem roídos e mastigados ajudam na liberação de hormônios da felicidade e aliviam o estresse e o tédio.


Adapte a escolha do brinquedo de acordo com a idade do seu pet para garantir a satisfação contínua.

.


Considere sua espécie, raça e tamanho


Cada espécie de animal tem necessidades e instintos específicos, como o felino que é um caçador nato e o cão que é mais sociável e interativo com os humanos.


A raça e o tamanho do seu pet também podem influenciar na escolha do brinquedo ideal, certifique-se de escolher algo proporcional ao porte e instintos dele.


Escolha materiais seguros e duráveis


Itens resistentes evitam que seu pet engula peças pequenas e prolongam a vida útil do brinquedo.


Verifique sempre se o material é atóxico e apropriado para função designada e se ele tem tamanho suficiente para evitar engasgos.


Promova enriquecimento ambiental




Escolha brinquedos que atuem tanto no estímulo físico quanto no mental do seu pet!

Brinquedos interativos, como jogos de quebra-cabeças, de esconder petiscos, bolinhas e tapetes que proporcionam desafios mentais e até comedouros em forma de labirinto para dificultar o acesso ao alimento são de grande valia para o enriquecimento ambiental! 



Rodízio de brinquedos? Sempre muito bem-vindo

Assim como nós, nossos animais podem ficar entediados depois de um tempo com os mesmos brinquedos. 

Experimente deixar disponível somente 2 ou 3 tipos diferentes e periodicamente mudar para sempre manter o interesse do seu amigo.


A importância da supervisão durante o brincar


Não importa o quão seguro seja o brinquedo, a supervisão durante as brincadeiras é muito importante.

A presença de alguém próximo garante que o seu pet esteja desfrutando do brinquedo de maneira segura e evita acidentes.



Mas afinal, por que os brinquedos são tão importantes para os Pets?





Os brinquedos proporcionam estimulação física e mental para o pet, e com isso, auxiliam em quadros de ansiedade e hiperatividade. Animais entediados, que apresentam lambeduras nas extremidades das patas para aliviar o “estresse”,  também podem se beneficiar muito dos brinquedos interativos.


Além disso, brincar com esses objetos ajuda a  gastar energia, prevenindo problemas de saúde como obesidade, sedentarismo e promovendo uma maior resistência física.


Os brinquedos interativos são particularmente mais eficazes,  uma vez que desafiam o cérebro do animal, estimulando-o cognitivamente e prevenindo afecções neurodegenerativas como a disfunção cognitiva.


Resumindo, os brinquedos para pets são ferramentas essenciais para manter a saúde física e mental dos nossos amigos de quatro patas, proporcionando não só entretenimento, como também enriquecimento ambiental e bem-estar emocional.



Esperamos que essas dicas te ajudem na escolha do brinquedo perfeito. Se tiver dúvidas específicas, consulte sempre um profissional da área para garantir a segurança e a felicidade do seu peludo.


Comments


bottom of page