O Golden Retriever é, sem dúvida, uma das raças de cães mais queridas, e não é à toa! Eles conquistam qualquer um com o seu carisma, lealdade, inteligência e, claro, beleza!
Se você está pensando em ter um Golden para chamar de seu, que tal conhecer um pouco mais sobre essa raça incrível? Saber mais sobre eles pode ajudar você, como tutor, a cuidar da melhor maneira do seu novo melhor amigo!
Aqui, vamos bater um papo sobre suas principais características físicas, personalidade e até as sobre as doenças consideradas pré dispostas na raça. Vamos nessa?
Quais características físicas marcam o Golden?
Esses peludos possuem uma combinação bem marcante e sua aparência reflete suas origens como cães de trabalho e companhia.
Pelagem e cores
A pelagem dos Goldens é inesquecível! Ela é composta por uma camada externa longa e ondulada e um ‘’subpelo’’ macio, que têm a função de regular a temperatura interna com a externa.
Suas cores variam de um dourado claro ao intenso, sendo uniformes ou com pequenas variações de tonalidade. Vale lembrar, que esse tipo de pelagem demanda escovação regular para evitar nós e remover os pêlos mortos, especialmente durante os períodos de troca.
Tamanho e peso
Eles são cães de porte médio a grande, com machos medindo entre 55 e 61 cm de altura e pesando de 29 a 34 kg, e as fêmeas, um tanto menores, com altura entre 51 e 56 cm e peso de 25 a 29 kg.
Corpo e rosto
Seus olhos grandes e castanhos claros são cheios de expressão e gentileza, e refletem sua personalidade bastante afetuosa.
As orelhas ficam caídas e contornam o rosto, enquanto a sua cauda longa e bem peluda costuma estar sempre em movimento, demonstrando alerta e animação!
Com um corpo musculoso e bem proporcionado, eles demonstram a mistura perfeita de elegância e funcionalidade, no entanto, o golden tem tendência em acumular peso e por isso, não deve ter uma dieta desregulada.
Por que eles conquistam tantos corações?
O temperamento do Golden é um dos maiores motivos para que eles conquistem corações de todos os humanos. Eles conseguem equilibrar a energia contagiante com uma doçura única, sendo parceiros ideais para os mais diversos estilos de vida.
Extremamente apegados aos seus tutores, essa raça de cães criam laços profundos e duradouros, se mostrando ser um companheiro perfeito para quem busca um afeto e companheirismo.
Cheios de energia, os Goldens adoram atividades ao ar livre, como correr, nadar e brincar de buscar objetos. Isso faz deles excelentes para famílias ativas ou para aqueles que amam passar tempo em meio à natureza.
Além disso, sua paciência é admirável, tornando-os ideais para lares com crianças pequenas. E não para por aí! Graças a sua personalidade amigável e tolerante, essa raça também se dá bem com outros animais,
Seja como companheiro de aventuras, amigo das crianças ou ajudante em causas nobres, o Golden Retriever é realmente irresistível!
3 Curiosidades sobre a raça
Origem nobre
Os Golden Retrievers foram desenvolvidos na Escócia no século XIX, com o objetivo de criar um cão perfeito para a caça de aves aquáticas. Eles são fruto de cruzamentos bem planejados entre retrievers e outras raças, como o Tweed Water Spaniel (hoje extinto).
Talentos versáteis
Além de serem ótimos companheiros de família, Goldens se destacam em várias funções, como cães-guia, de terapia, de busca e resgate e até em competições de obediência e agilidade. Eles são praticamente os "faz-tudo" do mundo canino!
Amor pela água
Goldens têm uma paixão genuína por nadar! Graças à sua pelagem resistente às temperaturas mais geladas da água e suas patas palmadas, eles se sentem em casa em lagos, rios ou na piscina. Se tiver uma chance, é quase certo que eles vão se jogar na água para se divertir!
Principais doenças ortopédicas que acometem o Golden Retriever
Os Golden Retrievers são conhecidos por sua energia e disposição, mas, como cães de porte médio a grande, também estão suscetíveis a algumas doenças ortopédicas que podem afetar sua qualidade de vida.
Displasia Coxofemoral
A displasia coxofemoral é uma condição ortopédica bastante comum em Golden Retrievers e que pode ocasionar diferentes sintomas nos cães.
Consiste em uma má formação da articulação do coxofemoral, onde o encaixe entre o fêmur e o quadril não ocorre corretamente, ocasionando desgaste da cartilagem articular, e dor, inflamação e dificuldade de locomoção.
Os primeiros sinais podem surgir ainda na fase jovem:
Dificuldade para subir ou descer escadas;
Resistência reduzida durante exercícios físicos;
Correr com as duas patas sempre juntas;
Postura anormal ou mancar de um dos membros.
O diagnóstico precoce, por meio de exames como radiografias, é crucial. O tratamento pode incluir fisioterapia, medicamentos para alívio da dor e, em casos graves, cirurgia.
Displasia de cotovelo
A displasia de cotovelo é uma alteração no desenvolvimento na articulação chamada de úmero-rádio-ulnar e pode ser influenciada por fatores hereditários, ambientais e nutricionais.
Geralmente acomete cães de médio e grande porte como os Goldens Retrievers.
Os primeiros sinais podem surgir ainda na fase jovem, entre 4 e 8 meses com sintomas como:
Claudicar (mancar);
Intolerância ao exercício físico, ou mancar logo após o exercício:;
Colocar os cotovelos em posições pouco anatômicas
A Displasia de cotovelo pode ocorrer : incongruência articular, fragmentação do processo coronoide, não união do processo ânconeo e osteocondrite dissecante, que pode ou não aparecer simultaneamente.
O diagnóstico precoce, por meio de exames como radiografias, é crucial. O tratamento pode incluir fisioterapia, medicamentos para alívio da dor e, em alguns casos, cirurgia.
Osteoartrose
A osteoartrose é uma doença crônica e degenerativa caracterizada pela degradação progressiva da cartilagem que protege as articulações. Em Golden Retrievers, ela pode surgir como uma condição primária, associada ao envelhecimento, ou como consequência de outras doenças, como a displasia coxofemoral, a displasia de cotovelo ou traumas articulares.
Os sintomas mais comuns incluem:
Rigidez articular, especialmente após períodos de repouso;
Redução da mobilidade
Dor ao realizar movimentos simples, como caminhar ou deitar.
O manejo da osteoartrite combina controle do peso, fisioterapia, suplementação articular e, em alguns casos, uso de analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo veterinário.
Ruptura do Ligamento Cruzado Cranial
Essa condição acontece quando o ligamento que estabiliza o joelho é rompido, causando instabilidade, dor e dificuldade para sustentar o peso na pata traseira afetada. A ruptura do ligamento cruzado cranial é bastante comum em cães ativos como o Golden, especialmente aqueles que realizam movimentos bruscos ou têm sobrepeso.
Os principais sinais clínicos são:
Claudicação intermitente;
Dificuldade de apoiar o membro pélvico.
O tratamento pode ser cirúrgico ou conservador, dependendo da gravidade. Em ambos os casos, a reabilitação veterinária desempenha um papel fundamental na recuperação, promovendo fortalecimento muscular e retorno à mobilidade normal.
Existem algumas outras afecções comumente citadas na raça como a paralisia de laringe, a dermatite úmida e o câncer. No entanto, o fato do animal ser da raça Golden Retriever não significa que ele vai desenvolver essas doenças, mas sim uma predisposição. Por isso, em caso de dúvidas ou sinais de alerta, busque um médico veterinário.
Seu Golden merece cuidados especiais!
O Golden Retriever é muito mais do que uma raça encantadora, ele é um companheiro fiel e cheio de energia que merece todo cuidado para viver plenamente. Entre escovação da pelagem e atenção à saúde geral, um aspecto que não pode ser ignorado é a saúde ortopédica.
Muitas das condições comuns aos Goldens podem ser prevenidas ou tratadas de forma eficaz com a ajuda da fisioterapia veterinária.
Esse tipo de cuidado ajuda a reduzir dores, melhorar a mobilidade e promover uma recuperação mais rápida e segura após cirurgias ou lesões. Além disso, a fisioterapia fortalece os músculos, melhora o equilíbrio e oferece qualidade de vida ao seu peludo.
Se você já observou sinais de dificuldade para caminhar, pular ou até mesmo se levantar, não deixe para depois! Entre em contato com a Pet Integra, nós somos uma clinica de reabilitação veterinária integrativa com tratamentos como fisioterapia, acupuntura e ozonioterapia.
Vamos cuidar juntos do seu melhor amigo! Agende uma consulta hoje mesmo.
Comentarios