Ainda tem dúvidas sobre a ozonioterapia veterinária? Então o conteúdo de hoje é para você!
O que é?
O ozônio é uma molécula composta por três átomos de oxigênio e que possui características únicas, como ser altamente instável, reativo e oxidante. A ozonioterapia utiliza a mistura deste gás com o oxigênio puro, formando o ozônio medicinal para fins terapêuticos.
Os primeiros estudos na área ocorreram na década de 1980, porém, foi somente em novembro de 2020 que o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) regulamentou o seu uso para animais.
Quais são os seus benefícios?
A ozonioterapia é uma terapia bio-oxidante que estimula o sistema antioxidante endógeno do próprio organismo e com isso, promove inúmeros benefícios, entre eles:
Melhora da circulação sanguínea, aumentando o aporte de oxigênio a nível capilar;
Melhora da flexibilidade dos glóbulos vermelhos e oxigenação tecidual;
Tem ação cicatrizante,virucida, bactericida e fungicida;
Estimula a liberação de mediadores da inflamação, como as citocinas;
Atua como modulador do estresse oxidativo e do sistema imune,
Promove potente analgesia local;
Principais indicações:
A ozonioterapia pode ser indicada como tratamento complementar ou isolado de diversas afecções, e possui indicações variadas como:
Cicatrização de feridas contaminadas ou de difícil resolução;
Alívio de dores agudas e crônicas;
Hernia de disco/ discopatias;
Tratamento suporte para pacientes com insuficiência renal crônica;
Animais oncológicos;
Alergias e dermatopatias;
Cistites de repetição;
Infecções em geral;
Glaucoma crônico;
Doenças autoimunes;
Problemas circulatórios;
Colites e inflamações intestinais;
Qualidade de vida para animais idosose e paliativos;
Imunoativação;
Quais são as vias de aplicação?
Apenas o médico veterinário capacitado em ozonioterapia saberá determinar qual a dosagem e a via de aplicação melhor indicada para cada caso, de acordo com o objetivo do tratamento e o efeito terapêutico almejado.
A aplicação pode ser realizada de forma local, com aplicações do gás ozônio medicinal intramusculares e/ou subcutâneas (intra articular, periarticular ou paravertebral), tópica através do bagging, banhos e óleo ozonizado ou sistêmica, através da insuflação retal, vaginal, auto-hemoterapia maior e menor e a fluidoterapia ozonizada.
É uma técnica segura?
Sim! Sua aplicação é segura, com poucas contraindicações e sem efeitos colaterais. Pode ser realizada em animais de todas as idades e espécies, porém, a escolha de um profissional capacitado e qualificado é essencial para um tratamento seguro e com a eficácia desejada!
Resumindo…
A ozonioterapia é uma ótima opção para trazer mais saúde e conforto para os nossos pacientes! Quer mais qualidade de vida para o seu Pet? Venha para a Pet Integra Alphaville!
Agende já uma consulta clicando no botão. 👇
Comments