top of page
  • Foto do escritorPet integra

Como o Librela funciona?



Se você já ouviu falar do Librela, provavelmente também já se perguntou por que ele é tão eficaz, correto? 

Ele é um medicamento injetável, que pode ser administrado por via subcutânea em animais de todas as idades e portes, apresenta uma durabilidade de até 1 mês entre as aplicações e combate os principais sintomas decorrentes da osteoartrose. 


No post de hoje, iremos explorar todos os aspectos que fazem o Librela ser tão inovador e funcional dentro da medicina veterinária, assim como suas principais vantagens e limitações.


Afinal, o que é o Librela? 


É o nome comercial do bedinvetmab, medicamento injetável, patenteado e lançado em 2023 pelo laboratório Zoetis


Consiste em um anticorpo monoclonal caninizado, utilizado no combate às dores crônicas em cães, principalmente aquelas decorrentes da osteoartrose.


Os anticorpos monoclonais são proteínas geradas a partir de um único clone das células de defesa (tipo linfócito B), o que faz com que suas propriedades físico-químicas e biológicas sejam idênticas àqueles produzidos pelo próprio organismo.


Estas proteínas agem reduzindo a quantidade de NGF (nerve growth factor ou fator de crescimento neural) produzido pelas células da cartilagem (condrócitos) e do sistema imunológico, o qual possui ligação com células nervosas geradoras de estímulos dolorosos.


Como ele age no organismo?


O Librela atua ligando-se ao NGF, inibindo sua interação com o receptor de tropomiosina quinase A (trkA) e com receptores de neurotrofina p75 (p75NTR), levando a inibição dos estímulos que desencadeiam a DOR.

Ele age como uma “vacina” contra os principais sintomas decorrentes da osteoartrose, reduzindo o fator de crescimento neural e promovendo a inibição dos fatores causadores da dor. 


Quais são suas principais vantagens? 


  1. Após a primeira aplicação, os cães já podem sentem uma grande melhora em sua mobilidade;

  2. Alívio significativo da dor pelas 4 semanas seguidas após a aplicação;

  3. Reproduz a ação dos anticorpos produzidos e eliminados pelo próprio corpo;

  4. Sua aplicação pode ser combinada a outros tratamentos.


Existem efeitos adversos e contra-indicações? 


Reações de hipersensibilidade não foram observadas em estudos clínicos até o momento presente, porém, é importante sempre estar atento ao seu pet e relatar qualquer alteração ou sintoma relacionado após aplicação.


Os casos em que o medicamento não é indicado são:


  • Caso seu pet possua alguma sensibilidade aos ativos presentes no medicamento.


  • Cães com menos de 12 meses.


  • Fêmeas prenhes ou lactantes.


Será que meu pet tem indicação para o tratamento com Librela?


O Librela é utilizado principalmente para aliviar dores crônicas secundárias à doença articular degenerativa (osteoartrose) em pequenos animais, principalmente para aqueles que têm histórico de apresentar sensibilidade ao uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais (AINES).


Cães e gatos de todas as idades e raças podem desenvolver a osteoartrose, porém, esta é uma condição mais comum em animais idosos, de grande porte e/ou com predisposição genética a desenvolverem alterações ortopédicas.



E quais são os principais sintomas da osteoartrose?



  • Claudicação que piora após repouso;

  • Rigidez nas articulações;

  • Dificuldade ao se levantar e deitar;

  • Diminuição do nível de atividades;

  • Inchaço nas articulações afetadas;

  • Mudanças de comportamento abruptas devido à dor.



Não existe milagre!


Apesar da aplicação do Librela proporcionar uma analgesia eficaz e prolongada, não existe milagre!


O manejo correto do paciente que sofre de osteoartrose ou qualquer outra doença ortopédica, é fundamental para que ele tenha uma vida livre de dores.


Piso adequado, evitar exercícios de alto impacto, manutenção do peso ideal e reabilitação com fisioterapia e outros tratamentos integrativos, são as peças chaves para promover mais saúde articular e qualidade de vida para o seu pet! 



Seu pet sofre com dores crônicas? Agende uma consulta pelo link abaixo!






49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page