top of page
  • Foto do escritorPet integra

Obesidade pet: quais os riscos e como combater

Atualizado: 28 de mai.




A obesidade não é apenas um problema humano, nossos amigos peludos também podem sofrer com o excesso de peso e suas consequências.


Mas, o que exatamente é a obesidade em pets e quais são seus riscos? Continue a leitura e entenda mais desse assunto tão importante, sobre a saúde dos nossos melhores amigos de quatro patas.


Quais os principais riscos da obesidade?


pet obeso pet integra alphaville

A obesidade é um acúmulo excessivo de gordura corporal, que provoca outras alterações secundárias no organismo e afeta negativamente a saúde. Ela pode ocorrer por diversos motivos, desde alterações metabólicas e hormonais, até excesso de ingestão calórica e sedentarismo.


A gordura acumulada no tecido adiposo, pode servir como reserva de energia para o todo o corpo, porém, também pode atuar liberando substâncias pró-inflamatórias, como interleucinas e o fator de necrose tumoral, ocasionando uma inflamação crônica no organismo.


Por isso, a obesidade animal pode ter sérias consequências para a qualidade de vida dos nossos amigos, como o aumento do risco de doenças endócrinas, cardíacas, articulares e até mesmo alguns tipos de câncer.



buldogue ingles obeso pet integra alphaville

Entre os principais riscos da obesidade estão:


  • Diminuição da expectativa de vida;

  • Doenças endócrinas: Hipotireoidismo, Hiperadrenocorticismo, Diabetes Mellitus;

  • Doenças articulares: osteoartrose, displasia coxofemoral e da displasia de cotovelo, ruptura de ligamento;

  • Doenças respiratórias;

  • Doenças cardiovasculares;

  • Queda na imunidade;

  • Alterações urinárias como cálculos e infecções recorrentes;

  • Problemas dermatológicos;

  • Neoplasias.




O que pode causar a obesidade em um Pet?


Vários são os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da obesidade em animais de estimação, incluindo dieta inadequada, falta de exercício, predisposição genética, problemas hormonais e até mesmo fatores psicológicos, como estresse ou tédio.


Como Saber se Meu Pet está Obeso?



golden retriever obeso pet integra alphaville


Identificar se seu pet está acima do peso pode ser um desafio, especialmente porque os padrões de peso saudável variam conforme a raça, tamanho e idade do animal, porém, alguns sinais comuns de obesidade incluem:


  • Incapacidade de sentir as costelas do pet ao tocar suavemente sua caixa torácica.

  • Dificuldade em ver ou sentir uma cintura definida quando vista de cima.

  • Acúmulo de gordura na área do abdômen.

  • Respiração ofegante excessiva durante atividades físicas simples.

  • Dificuldade em se movimentar ou brincar como antes.


Se você observar algum desses sinais em seu pet, é importante consultar um veterinário para uma avaliação profissional. 


A obesidade, se não tratada, pode levar a uma série de riscos à saúde, inclusive com menor expectativa de vida.


Ao reconhecer os sinais precoces de obesidade e tomar medidas para abordar o problema, você pode ajudar a proteger a saúde e o bem-estar do seu pet a longo prazo.


pug idoso e obeso pet integra alphaville

Tratamento e Prevenção


Felizmente, a obesidade é uma condição tratável e muitas vezes reversível. Um programa abrangente de gerenciamento de peso, por exemplo, pode incluir uma combinação de dieta controlada, exercício regular, supervisão veterinária e, em alguns casos, intervenções médicas adicionais.


Na Pet Integra Alphaville, oferecemos uma abordagem integrativa especializada para o tratamento da obesidade em nossos pacientes. 

Contamos com uma equipe veterinária multidisciplinar de fisiatras, nutrólogos, endocrinologistas e muito mais.


Com o cuidado e o apoio certos, seu pet pode alcançar uma vida mais longa, feliz e saudável.


A Alimentação Natural como aliada na luta contra a obesidade


Quando você opta por oferecer uma dieta elaborada exclusivamente para o seu pet, com as calorias, vitaminas e nutrientes que ele precisa, é possível ter controle total sobre o que ele está consumindo. 


Outro grande benefício da alimentação natural, é que devido à sua alta palatabilidade, os pets acabam se adaptando muito bem e se mantendo nutridos sem sofrer com a mudança na dieta. Por ser rica em fibras, também ajuda a manter a saciedade e evitar com que o pet fique beliscando durante o dia.


Não hesite em entrar em contato conosco para obter mais informações sobre como podemos ajudar seu melhor amigo a alcançar e manter um peso saudável, afinal, o excesso de peso não é apenas uma questão estética, mas sim de saúde que requer atenção e intervenção adequadas. 



Seu pet está acima do peso? Agende uma consulta pelo link abaixo e veja como nossa equipe veterinária multidisciplinar pode ajudá-lo.


Agende uma consulta pelo link abaixo






22 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page