top of page
  • Foto do escritorPet integra

Quais as principais aplicações e indicações da acupuntura veterinária?




Agora que você já conhece os inúmeros benefícios da acupuntura para os animais, que tal conhecer as possibilidades de aplicação que esta terapia incrível permite?



Agulhas secas

Agulhas secas: é a forma de aplicação mais conhecida, na qual o veterinário acupunturista realiza a inserção apenas das agulhas de acupuntura em pontos específicos da superfície corpórea do paciente. Existem agulhas de vários comprimentos e espessuras, a escolha dependerá do tamanho do animal e do objetivo do tratamento.


Moxabustão: utiliza-se a queima da erva medicinal Artemísia Vulgaris para maior estímulo do acuponto, de forma indireta ou direta, a fim de promover uma maior movimentação da energia vital e sanguínea local, tonificando o mesmo. Esta técnica é muito utilizada para tratar afecções que pioram com o frio como as artroses, ou em quadros de deficiência de Qi ou Yang.


Eletroacupuntura: consiste na aplicação de corrente elétrica nas agulhas de acupuntura já inseridas nos acupontos. Por estimular fibras nervosas simpáticas e neuroreceptores específicos, atua na liberação de opióides endógenos como a endorfina, agente que promove o bem-estar e relaxamento. Essa técnica é muito utilizada em casos neurológicos e também em dores agudas e crônicas.



Moxabustão

Laserpuntura: utiliza o laser terapêutico ou invés da agulha seca para estimular os acupontos. É possível modular a frequência e a potência durante a aplicação do laser para sedar ou estimular os pontos de acupuntura, de acordo com o objetivo desejado. É uma técnica totalmente indolor e por isso aplicada muito em felinos ou cães reativos à agulhagem tradicional.


Cromopuntura: Une os princípios da cromoterapia à acupuntura, nela o veterinário acupunturista utiliza luzes de cores adequadas em acupontos com o uso do bastão de cromoterapia. Indicado para tratar desde distúrbios emocionais a dores musculares, é totalmente indolor e não invasivo.


Farmacopuntura: caracterizada pela aplicação de fármacos em subdoses nos acupontos, a fim de potencializar sua ação. Pode ser utilizada para manter o estímulo de um ponto por um tempo mais prolongado ou potencializar uma sedação com o uso de menores quantidades de anestésicos.


Implante de ouro: consiste na implantação de pequenos fragmentos de ouro 18k no pontos de acupuntura, com intuito de estimular os mesmos de forma permanente (a duração é cerca de 2 anos) e também de promover a melhora da dor em casos de artroses por exemplo, através da neutralização das cargas negativas que se formam no sitio inflamatorio ao redor dessas articulações pelo proprio ouro implantado, que possui carga positiva.



Legal né? Você já conhecia todas as modalidades de aplicação da acupuntura? Não é à toa que essa técnica milenar incrível é tão utilizada na reabilitação integrativa veterinária!


Agende uma consulta para o seu pet pelo link abaixo






Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page