top of page
  • Foto do escritorDra.Larissa Toyufuku

Doenças mais comuns nos pets no inverno




Nossos pets também sofrem com as mudanças climáticas, com a chegada do inverno, ficam mais suscetíveis a desenvolver algumas doenças respiratórias infecciosas e/ou apresentar a piora de outras com caráter crônico e degenerativo.


As baixas temperaturas também enfraquecem o sistema imunológico deles, tornando-os mais vulneráveis a infecções virais e bacterianas oportunistas.


No entanto, não são somente as doenças respiratórias que acometem mais os pets na estação mais fria do ano.


Quer saber quais são as principais afecções que se agravam ou surgem mais no frio em cães e gatos, e como podemos ajudá-los a passar por essa estação da melhor maneira possível? Então continue lendo essa matéria imperdível que preparamos para vocês!



Quais são as principais doenças que acometem pets no frio?


Gripe 

Assim como os humanos, os cães também podem pegar gripes, que são infecções respiratórias leves causadas por diversos vírus, os quais se disseminam mais em temperaturas baixas e úmidas.


Os sinais e o curso da doença costumam ser autolimitantes, o que significa que o próprio organismo consegue combater a doença após o ciclo viral ter terminado, porém, a evolução da doença dependerá da carga viral e de cada indivíduo.


Os mais comuns são espirros, tosse, secreção nasal e ocular, perda de apetite e dificuldade respiratória.


A traqueobronquite nos cães e a rinotraqueite nos gatos por exemplo, são consideradas “gripes” altamente contagiosas, causadas por bactérias e vírus que podem afetar bastante o sistema respiratório.


Bronquite


Devido ao ar mais frio e seco do inverno, alguns pets podem sofrer irritação nos brônquios, o que ocasiona tosse seca persistente e dificuldade respiratória.


A bronquite é o processo inflamatório dos brônquios, que pode se apresentar de forma crônica ou aguda e ter diversas origens, como toxinas, bactérias e vírus.


Pode acometer tanto cães quanto gatos, e apesar de abranger diversas faixas etárias, é mais comum em animais idosos e com predisposição a quadros alérgicos.


Atenção: Apesar de ser uma afecção que tratada em seu início pode ter seus sintomas controlados, a bronquite pode oferecer riscos sérios a vida do pet, se não for diagnosticada e tratada.


Osteoartrose





A osteoartrose é uma doença crônica e degenerativa que acomete as articulações, e que causa dor, perda de mobilidade e dificuldade de locomoção nos animais, principalmente ao iniciar um movimento após um período de repouso.


Para pets que possuem artrose, o frio pode ser super desconfortável, já que baixas temperaturas aumentam rigidez muscular e articular, gerando tensão, contração dos vasos sanguíneos e reduzindo circulação e oxigenação local.


É importante estimular a atividade física de baixo impacto durante o inverno para o animal que possui artrose, a fim de manter a lubrificação e a saúde das suas articulações.



Obesidade 


A obesidade é sim uma doença e que tende a se agravar no inverno. 


A diminuição da frequência de exercícios, a maior oferta de calorias pelos tutores e a diminuição do metabolismo devido às baixas temperaturas, pode desencadeá-la.


Portanto, é essencial manter uma alimentação equilibrada para o seu pet, evitar oferecer “petiscos” fora da dieta e continuar com exercícios e brincadeiras nas horas mais quentes do dia. 


A obesidade pode ocasionar e agravar outras doenças, diminuindo a qualidade e expectativa de vida do seu melhor amigo.


Infecção urinária 


No inverno, os animais tendem a reduzir o nível da ingestão de água e de atividade física, ou seja, se movimentam menos e retêm mais a urina, o que pode predispor à cistite. 


O ideal é estimular o pet a consumir mais água ou fornecer alimentos mais úmidos durante o dia, como legumes e frutas com um maior teor hídrico.


Os principais sintomas são dificuldade de urinar, incontinência, urina com odor forte, escura ou até com sangue, perda de apetite e dor. 


Como evitar essas condições e cuidar dos pets no inverno?


Mantenha seu pet quentinho!

 

Prepare um local quente e confortável para ele dormir, longe de correntes de ar. Cobertores e camas acolchoadas são uma excelente opção para conseguir cumprir essa tarefa. 


Além disso, considere usar roupinhas adequadas para pets casos você tem cães ou gatos de pelagem curta, ou mais velhinhos. 


Espace os banhos durante a estação fria, sempre caprichando bem na secagem quando o banho for necessário.


Alimentação equilibrada = saúde!


Uma dieta balanceada fortalece o sistema imunológico do pet, além de evitar o sobrepeso e outras complicações.


Considere introduzir a alimentação natural ao seu peludo! Sob orientação de um veterinário nutricionista, você conseguirá manter a saúde e o bem-estar do seu pet em dia, com comida de verdade!


Além disso, certifique-se sempre de que o pet esteja sempre bem hidratado, oferecendo água fresca e limpa constantemente.


Exercícios regulares? Sempre!


Mesmo no frio, é importante manter a rotina de exercícios para prevenir dores articulares e outros problemas de saúde.


O que você pode fazer, é realizar passeios mais curtos nos horários mais quentes do dia, além de vestir roupas adequadas para o proteger seu melhor amigo nos dias mais frios.


Adapte a intensidade dos exercícios de acordo com a condição física do seu amigo e sempre procure a orientação de um médico veterinário.


Visitas ao veterinário!


O acompanhamento profissional é essencial para manter a saúde dos nossos pets. 


Manter as vacinas em dia é crucial para evitar as doenças respiratórias que listamos no começo da matéria e realizar check ups periódicos evita que ocorra o agravamento de outras doenças! 


Com mais cautela e atenção, você pode garantir que seu pet tenha um inverno saudável, feliz e livre das doenças que surgem ou pioram durante essa estação!


No inverno ou em outra estação, a Pet Integra sempre cuida do seu pet!





Somos uma clínica veterinária de excelência, que tem como missão oferecer um atendimento completo e personalizado, garantindo que seu pet receba os cuidados necessários durante todo o ano, especialmente no inverno.


Na Pet Integra Alphaville, seu pet encontra uma estrutura completa e os melhores tratamentos de fisiatria veterinária e medicina veterinária integrativa. Tudo o que ele precisa para enfrentar o inverno com saúde e bem-estar está aqui.


Agende uma consulta pelo link abaixo





Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page